1- Projeto Formando Vencedores;
2- Projeto Esporte é Vida, Droga é Morte;3- Projeto Craques de Bola e de Escola;
4- Projeto Valorizando a Vida e Construindo Cidadania / SEDES-2008;
5- Projeto Produzindo Cidadania/SEDES-2009;
6- Projeto Craques de Bola Produzindo Cidadania / SUDESB-2009-2010;
7- Projeto Arte e Vida / FMA por voluntários; 2012;
DESCRIÇÃO DOS PROJETOS:
PROJETO FORMANDO VENCEDORES
A proposta pedagógica da FMA com relação às ações complementares à educação formal é oferecer prioritariamente atividades esportivas, culturais, recreativas e de acompanhamento escolar, pretendendo assim contribuir para a formação das crianças e adolescentes por entender que as mesmas encontram-se em condições peculiar de desenvolvimento bio-psico-social. Sendo o esporte a ferramenta que contribuirá para a transformação social, integrando seu público infanto-juvenil em atividades construtivas e saudáveis, viabilizando: o prazer pelo aprendizado escolar, o engajamento das normas disciplinares e a formação de cidadãos plenos dos seus direitos e deveres. Articulando: meios para viabilizar o despertar de valores e atitudes; estimular o potencial cognitivo e a promoção da capacidade esportiva e a sociabilidade.
Além dos professores atuantes, a Fundação contou com a colaboração do treinador Zulmar M. Gomes, CREF 1013425-P/RJ, amigo da fundação, o qual esteve em atividade durante 06 meses, treinando voluntários a fim de dar continuidade aos trabalhos por ele iniciado.
Foram atendidas 200 pessoas entre crianças e adolescentes, na faixa etária de 07 a 17 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas da região. As oficinas de esporte desenvolvidas nas modalidades: futebol de campo e capoeira.
OBS: ESTE PROJETO FOI FINANCIADO PELA FMA E CONTOU COM VÁRIOS VOLUNTÁRIOS!
PROJETO ESPORTE É VIDA, DROGA É MORTE!
O projeto Esporte é Vida, Droga é Morte, teve em seu bojo, realização de oficinas de esportes como futebol, voleibol, handebol e orientações acerca das causas que as drogas nos trazem.
O projeto atendeu a aproximadamente 50 jovens do sexo masculino, e feminino, com a orientação de monitores da fundação e uma Asssitente Social.
PROJETO CRAQUES DE BOLA E DE ESCOLA
A metodologia do projeto Craques de Bola e de Escola foi fundamentada na proposta pedagógica da Fundação e em seu engajamento na formação do futuro atleta e cidadão. Os pilares desta proposta estão sustentadas na dimensão afetiva, psicológica, política, econômica e sócio-cultural.
A tônica do projeto Craques de Bola e de Escola não se limitou apenas aos aspectos fisicos e técnicos, mas também, teve como viés às orientações para o pleno exercicio da cidadania dos alunos-atletas e a sua participação social, procurando desenvolvê-los como cidadão crítico e agente transformadores da realidade social que os envolve.
PROJETO VALORIZANDO A VIDA E CONSTRUINDO CIDADANIA / SEDES-2008
A implantação do projeto Valorizando a Vida e Construindo Cidadania, nos fez perceber como atitudes simples vivenciadas nas oficinas de arte, esporte, teatro e dança, implantação de horta comunitária para a familia das crianças, mostrando alternativas saudáveis de valorização à vida e a construção da cidadania, de cem (100) crianças crianças e adolescentes.
Assim que este foi aprovado, os professores assumiram um compromisso em busca de crianças para inserir-los no referido projeto.
OFICINA DE ARTESANATO
Na oficina de artesanato, com suas atividades artísticas, desta foram confeccionados 2.420 "fuxicos" que transformaram em bonecas diversas e flores.
Na oficina de artesanato, com suas atividades artísticas, desta foram confeccionados 2.420 "fuxicos" que transformaram em bonecas diversas e flores.

OFICINA DE TEATRO E DANÇA
O grupo de teatro e dança tiveram a oportunidade de se apresentarem em outras instituições.
Em agosto de 2008 foram realizadas visitas com alunos da oficina de esporte à cidades de Esplanada e Rio Real, para os alunos conhecerem outros espaços, promovnedo assim a participação esportiva, a fim de alcançar as relações interpessoais que favoreçam o enriquecimento e o crescimento pessoal, grupal e comunitário.
IMPLANTAÇÃO DA HORTA
A horta foi um suporte e complemento alimentar para as famílias do projeto. Foi feita a colheta da maioria das hortaliças como a cenoura, alface, coentro, cebolinha, beterraba e alguns cereais como milho e feijão de corda e foram plantadas outras hortaliças.
O objetivo de atuação da proponente neste projeto: Promover a melhoria da qualidade de vida das mulheres aporaenses, de maneira autônoma e sustentável, sem assistencialismos, e em igualdade de condições com os homens.
O público alvo da Proponente: Mulheres aporaenses a partir de 16 anos.
As principais atividades: (Re)qualificação sócio-profissional, elevação da escolaridade, apoio à produção coletiva e encaminhamento para documentação civil.
PROJETO CRAQUES DE BOLA PRODUZINDO
CIDADANIA - SUDESB: 2009 / 2010
A liberação de recursos pela Sudesb, ocorreu em agosto de 2009.
As primeiras realizações foram: compra de materiais esportivo, fardamento para alunos e professores, divisão das turmas, modalidades, obedecendo a critérios como: idade, porte fisico entre outros.
O projeto atendeu a 210 crianças, promovido pela Fundação Magno Alves, que tem o nome e é mantida pelo jogador de futebol profissional, Magno Alves, nascido na cidade de Aporá, Estado da Bahia, atualmente joga no Atlético/MG, defendeu alguns clubes estrageiros como: Gamba Osak, Japão, Korea, e também no Qatar.
MATERIAIS DO PROJETO
COMPROMISSO DOS PAIS E ALUNOS
a orientação de dois professores com formação em Educação Física e seis estagiários, além de voluntários sempre presentes em nossas atividades.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS ESPORTIVOS
Projeto “ARTE E VIDA”
As oficinas do projeto Arte e Vida vem animando os alunos com grande satisfação e empenho. A procura de vagas para se inscrever não para, mas, como é limitado a quantidade de alunos para cada oficina, ficam aí a espera de outra oportunidade, ou melhor que apareçam outros voluntários que desejam contribuir neste projeto.
Até o momento estamos com 29 alunos na oficina de música com os professores: Suza, Fábio Xavier e Duvanete; 30 para oficina de inglês com as professoras: Duvanete, Natali e Anny; 37 para oficina de Culinária com o pastor Carlos; 39 na oficina de Arte reciclávéis com professora Vânia Almeida.





























































































Nenhum comentário:
Postar um comentário